Futebol

História do futebol

História do futebol

O futebol (ou soccer, como o jogo é chamado em algumas partes do mundo) é um dos esportes mais populares na Europa e na América. Ele tem uma história brilhante e interessante no mundo do esporte. O futebol em sua forma atual surgiu na Inglaterra em meados do século 19. Mas versões alternativas do jogo existiam muito antes e fazem parte da história do futebol.

As primeiras evidências de que o futebol é jogado como um jogo esportivo são encontradas na China nos séculos 2 e 3 AC. Na China, mais especificamente durante a dinastia Han, as pessoas manchavam bolas de couro e as empurravam para uma pequena rede. Os registros também confirmam o fato de que os antigos romanos e gregos jogavam bola por diversão e piadas. Algumas informações apontam para Kyoto, no Japão, onde chutar a bola era um esporte popular.

Acredita-se que o crescimento inicial do futebol moderno começou na Inglaterra. Alguns fatos engraçados até mencionam que a primeira bola usada foi a cabeça de um ladrão Dinamarquês. Diz-se que, durante a Idade Média, uma forma inicial de futebol permitia a automutilação, como chutes e socos, mordidas e chutes. A principal tarefa era mover a bola para o ponto de destino. As pessoas gostaram tanto do jogo que passaram o dia inteiro em campo. Às vezes, a competição se tornava mais feroz e a multidão se tornava tão selvagem que muitas vezes ocorriam espancamentos durante o jogo. Há evidências de que os soldados estavam tão interessados no jogo que perderam a prática de tiro com arco para vê-lo.

O rei Eduardo III proibiu o futebol em 1365 devido a crescentes incidentes de violência e condescendência militar no esporte. Em 1424, O Rei Jaime I da Escócia também proclamou no parlamento: "na man play at the Fute - ball" (ninguém deve jogar futebol).

Quando e onde nasceu o futebol é uma questão que não tem resposta. Você pode facilmente dizer que este jogo popular tem sido jogado por mais de três mil anos. O nascimento do futebol moderno é atribuído ao Reino Unido. Ele também era conhecido como a associação de futebol, e Escócia e Inglaterra foram co-fundadores do jogo regular de futebol.

História moderna do futebol: século XVIII


Em 1815, um grande evento aconteceu, tornando o futebol popular em universidades, faculdades e escolas. A popular escola de inglês e o Eton College desenvolveram uma série de regras conhecidas como as regras de Cambridge. O futebol foi dividido em dois grupos; algumas faculdades e escolas optaram por regras de rugby que permitiam tropeçar, chutar a canela e também carregar a bola em suas mãos. Essas regras foram estritamente proibidas sob as regras de Cambridge.

A história do futebol moderno começou em 1863. Em outubro de 1863, onze representantes de clubes e escolas de Londres se reuniram em uma taverna maçônica para estabelecer regras gerais fundamentais para controlar as partidas entre si. O resultado foi a formação de uma associação de futebol. Em dezembro de 1863, as associações de rugby e futebol finalmente se separaram quando os defensores das regras da escola de rugby se retiraram.

Em 1869, a Associação de futebol aprovou as regras, proibindo estritamente qualquer toque na bola. A popularidade do futebol se espalhou rapidamente nos anos 1800, quando marinheiros, comerciantes e soldados britânicos introduziram o jogo em diferentes partes do mundo.

Italianos, austríacos e alemães adotaram na Europa, e na América do Sul o futebol tornou-se popular na Argentina, uruguai e Brasil. A FIFA foi fundada em 1904 e, até o início dos anos 30, diferentes ligas operavam em diferentes países. A FIFA é creditada com a organização da primeira Copa Do Mundo no Uruguai. A história do futebol é rica em eventos, desenvolvimento e crescente entusiasmo em todo o mundo. Você ficará surpreso ao saber sobre as diferentes etapas deste esporte maravilhoso, que nos fascina e fascina há mais de 3.000 anos.

O esporte era originalmente um entretenimento para a classe trabalhadora Britânica. Um número sem precedentes de espectadores, até 30.000, verá grandes jogos no final do século 19. O jogo em breve será expandido pelos povos britânicos que viajaram para outras partes do mundo. A América do Sul e a Índia se tornaram particularmente interessadas no futebol.

Primeiros clubes de futebol


Os clubes de futebol existem desde o século 15, mas de forma desorganizada e sem status oficial. Por isso, é difícil decidir qual foi o primeiro clube de futebol. Alguns historiadores sugerem que era um clube de futebol fundado em 1824 em Edimburgo. Clubes anteriores foram muitas vezes formados por ex-alunos, e o primeiro deles foi formado em Sheffield em 1855. O mais antigo entre os clubes de futebol profissional é o clube inglês Notts County, que foi formado em 1862 e ainda existe hoje.

Um passo importante para o surgimento das equipes foi a industrialização, o que resultou em grandes grupos de pessoas se reunindo em lugares como fábricas, pubs e igrejas. Equipes de futebol foram criadas nas grandes cidades e novas ferrovias poderiam transportá-las para outras cidades.

No início, o futebol era dominado por equipes de escolas públicas, mas depois equipes de trabalhadores se tornaram dominantes. Outra mudança consistente ocorreu quando alguns clubes se tornaram dispostos a pagar os melhores jogadores para entrar em sua equipe. Este foi o início de um longo período de transição, não sem atrito, em que o jogo se desenvolveu em um nível profissional.

A motivação para pagar os jogadores não era apenas ganhar mais partidas, mas também na década de 1880 o interesse no jogo se expandiu para o nível de venda de ingressos para as partidas. Finalmente, em 1885, o futebol profissional foi legalizado e, três anos depois, a liga de futebol foi criada. Durante a Primeira Temporada, 12 clubes se juntaram à liga, mas logo mais clubes mostraram interesse e, portanto, a competição se expandiu para um número maior de divisões.

As equipes britânicas dominaram por muito tempo. Dentro de algumas décadas, os clubes de Praga, Budapeste e Sienna serão os principais candidatos à vitória.

As mulheres só começaram a jogar futebol no final do século 19.

Primeira competição


Taça do Desafio (em inglês). A Copa do desafio da Associação de Futebol (Football Association Challenge Cup), mais conhecida como Copa da Inglaterra, foi a primeira competição significativa no início de 1871. No ano seguinte, foi disputado pela primeira vez um jogo entre duas seleções. A partida entre Inglaterra e Escócia terminou em 0-0, com 4.000 espectadores no Hamilton Crescent.

Doze anos depois, em 1883, o primeiro torneio internacional foi realizado, que incluiu quatro equipes nacionais da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales.

Durante muito tempo, o futebol foi um fenômeno puramente britânico, mas gradualmente se espalhou para outros países europeus. O primeiro jogo fora da Europa ocorreu na Argentina em 1867, mas envolveu trabalhadores britânicos, não argentinos.

A Federação Internacional de associações de futebol (FIFA) foi fundada em 1904 e o Ato Constitutivo foi assinado por representantes da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. A Inglaterra e outros países da União Britânica não se juntaram à FIFA desde o início, porque não viram razão para se submeterem à FIFA, considerando-se os inventores do jogo. No entanto, juntou-se no ano seguinte, mas não participou da Copa do mundo até 1950.

Havia ligas domésticas em muitos países, a primeira foi a Liga Inglesa de futebol, criada em 1888. Ao longo do tempo, as ligas puderam se expandir para um número maior de divisões, com base no trabalho com equipes.

Em 1908, o futebol será incluído pela primeira vez como esporte oficial nos Jogos Olímpicos. Antes da primeira Copa do mundo de 1930, o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos era considerado o mais prestigiado. O futebol feminino não foi adicionado em 1996.

Futebol jogo paixão


Outros esportes não mostram exemplos de paixão tanto quanto o futebol. As arenas estão lotadas de fãs; e ainda mais espectadores se reúnem em frente à TV olhando atentamente e, muitas vezes, com mais emoção.

Já no final do século 19, com o objetivo de realizar jogos de futebol na Inglaterra, foi construído o Estádio de futebol Goodison Park, em Liverpool. Em 1894, a final da FA Cup entre Notts County e Bolton Wanderers foi visitada por 37.000 pessoas. Um marco importante foi a conclusão da construção, em 1950, do Estádio de futebol do Maracanã para quase 200.000 pessoas, no Rio de Janeiro. Nenhum outro esporte viu um estádio de tal capacidade construído para sediar seus jogos.

Havia duas tradições diferentes de cultura de fãs nas arenas: a britânica e a sul-americana. Os fãs britânicos adotaram a tradição de cantar, o repertório foi derivado de pubs e canções de trabalhadores de diferentes áreas. Os sul-americanos adotaram o estilo carnavalesco, incluindo fogos de artifício e fogos de artifício, bem como protótipos das modernas luzes de Bengala. Fãs em outros países mais tarde adotaram uma mistura dessas duas tradições.

FOTOGRAFIA. Copa do mundo

Grandes competições modernas


Nenhum outro evento esportivo, exceto os Jogos Olímpicos, pode se comparar hoje à Copa do mundo de futebol. A primeira Copa do mundo foi disputada no Uruguai em 1930 e, desde então, tem sido repetida a cada quatro anos (com duas exceções devido à Segunda Guerra Mundial). Em 1991, a China sediou o primeiro Campeonato Mundial Feminino e, desde então, também é realizado a cada quatro anos.

Hoje, o maior torneio do mundo para clubes é a Liga Dos Campeões (realizada desde 1992), a antiga Copa da Europa (1955-1991).

A globalização do maior esporte do mundo


No final do século 19, havia apenas um punhado de equipes nacionais de Futebol; Inglaterra e Escócia tiveram as primeiras equipes ativas que jogaram umas contra as outras na década de 1870.hoje, existem 211 associações nacionais incluídas na Federação Internacional de associações de futebol (FIFA), o corpo governante mundial do esporte. Outra prova da globalização pode ser vista no aumento do número de países que participam nas eliminatórias da Copa do mundo, de 32 em 1934 para mais de 200 em 2014.

As regiões do mundo foram divididas em seis confederações: a Confederação Africana de futebol (CAF), a Confederação Asiática de futebol (AFC), A União das associações europeias de Futebol (UEFA), a Confederação de futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), a Confederação de futebol da Oceania (OFC) e a Confederação Sul-Americana de futebol (CONMEBOL).

Vale a pena notar que nos Estados Unidos e no Canadá o jogo é chamado de socker (inglês). Futebol) para diferenciar do futebol americano (rugby). Mais formalmente, às vezes é usado o nome tradicional "futebol".

Tags: #Copa do mundo

Compartilhe com os amigos


Mais na seção Futebol

FOTOGRAFIA. A Seleção Brasileira apresentou o uniforme na Copa do mundo de 2022
Futebol

FOTOGRAFIA. A Seleção Brasileira apresentou o uniforme na Copa do mundo de 2022

Nova forma para"pentacampeões"

Barcelona-Rayo Vallecano
Futebol

Barcelona-Rayo Vallecano. Na véspera

Sábado, 13 de agosto, 22: 00. Estádio Camp Nou, Barcelona. O árbitro principal da reunião é A. Hernandez.